Portal R4

Texto copiado!
Institucional

HISTÓRIA

De acordo com a história, o primeiro jornal online foi ao ar em 1995. Chamava-se Personal Journal, uma versão digital do The Wall Street Journal. Aqui no Brasil, o ano acima citado também marcou a origem do jornal JB Online, o primeiro nacional na internet. A partir desta data foram surgindo os grandes portais noticiosos (como por exemplo, o UOL em 1996 e, em 2000, o iG).

Dessa forma, nós começamos o jornalismo Online através da nossa Fan Page no Facebook, no ano de 2017, também nos moldamos com a nova maneira das pessoas, tão conectadas à rede, consumir informação e ter uma relação com a mesma não como antes, vimos então a necessidade de criar o nosso Site, e assim relaciona com esse novo modelo de Jornalismo Online.

OBJETIVOS

O objetivo do nosso jornalismo e ampliar a cobertura do nosso jornal online, aproximando cada vez mais do cidadão Barrense, com a missão de levar informação de qualidade e credibilidade aos capixabas e a todos os Brasileiros. O jornalismo Online é essencial para a população Brasileira e o Portal l R4 vai ser um dos agentes direto nessa construção.

PRINCÍPIOS E VALORES

Cada vez mais o trabalho noticioso e informativo na Internet se integra ao cotidiano dos profissionais da informação. Vídeo, multimídia, animação, reportagem gráfica, notícia em áudio e reportagem online tomam conta das agendas informativas dos meios de comunicação quando se trata de transmitir a informação através das telas do computador.

1. Estimular a participação e feedback: As experiências dos e-repórteres e os serviços de fórum e comentários como plataformas de contato com os leitores

2. O meio de comunicação não é para o grupo de jornalistas, mas para os leitores: O fim é sempre o usuário, a receptor-leitor.

3. Animar outros a iniciar um debate, publicar material ou dar sugestões: Potencializar a utilização das redes sociais.

4. Ajudar a criar comunidades em torno de interesses comuns e temas de importância.

5. Ser aberto e fazer parte da Web. Não ter medo das ferramentas na rede: Uma característica crucial para o perfil do jornalista digital.

6. Reunir e acompanhar o trabalho de outros: Sempre estar atualizado em temas de interesse, enfoques e abordagens dos outros meios de comunicação.

7. Aceitar que os jornalistas não são os únicos especialistas. Há outras vozes interessantes: O usuário ativo da rede já pode participar.

8. Desfrutar, expressar e refletir a diversidade, promovendo valores comuns.

9. Aceitar que a publicação pode ser o começo do processo jornalístico e não o final: No mundo digital tudo está em constante construção.

10. Ser franco e aberto aos desafios e melhorias, incluindo as correções, esclarecimentos e debate: Reinventar a forma de trabalhar todos os dias.

Respeitosamente;
Rogério de Oliveira Rufino
Jornalista Responsável pelo Portal R4
Registro Profissional: MTE-3767/ES


Ir para o Conteúdo Principal [Alt + 1] Menu do Site [Alt + 2] Rodapé do Site [Alt + 3]