15/04/2022 - Atualizado há 901 dias.
A funcionalidade colabora para que gestores (as) possam verificar a situação na rede educacional sob sua responsabilidade. Identifiquem os (as) estudantes que estão mantendo vínculos com as atividades e ações propostas, bem como aqueles (as) que não estão e que, portanto, correm o risco de abandono escolar.
Da Redação.
A Prefeitura Municipal de Conceição da Barra-ES, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou no último dia 13 de abril um encontro para apresentação de estratégia da Busca Ativa Escolar 2022, que aconteceu na parte da manhã no auditório da SEME. A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e é uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios.
Clique aqui: e conheça nossa página no FACEBOOK, curta e compartilhe com seus amigos.
Os objetivos da Busca Ativa Escolar são: apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.
O encontro contou com a participação dos representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Conselho Tutelar e Policia Militar, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção.
PLANO DE AÇÃO
O Comitê Gestor deve elaborar o Plano de Ação que estabelecerá as diretrizes para a Busca Ativa Escolar. Esse documento deve conter uma série de informações para orientar a implementação da estratégia no município e no estado. O Plano deve ser elaborado antes de iniciar a execução das atividades. Isso evita uma implementação mal planejada e mal executada. Esse instrumento é dinâmico e deve ser revisitado e atualizado permanentemente.
O Plano de Ação deve conter a contextualização sobre o município e o estado, construção de metas, e plano de comunicação, entre outras questões relevantes para o planejamento das ações.
CRIAÇÃO DE UM PROTOCOLO INTERSETORIAL
Formalizar o trabalho do Comitê Gestor por meio de resolução, portaria, decreto, lei ou outro instrumento oficial confere mais institucionalidade à Busca Ativa Escolar, facilita o trabalho intersetorial e favorece a continuidade da estratégia, independentemente de mudanças na administração municipal ou estadual.
Recomenda-se que, a partir do Plano de Ação organizado pelo Comitê Gestor, seja elaborado um texto, no formato de Protocolo de Ações Intersetoriais, a ser formalizado de acordo com modalidade normativa escolhida pelo município ou estado.
FUNCIONALIDADE DE ACOMPANHAMENTO DE FREQUÊNCIA
A Busca Ativa Escolar conta com uma funcionalidade de acompanhamento de frequência escolar, que pode ser utilizada por todas as escolas municipais e estaduais cujos municípios e estados tenham aderido à estratégia.
A funcionalidade colabora para que gestores (as) possam verificar a situação na rede educacional sob sua responsabilidade, identifiquem os (as) estudantes que estão mantendo vínculos com as atividades/ações propostas, bem como aqueles (as) que não estão e que, portanto, correm o risco de abandono escolar.
Nestes casos, as escolas podem contar com o apoio da equipe da Busca Ativa Escolar municipal e/ou estadual para que, rapidamente, esses (as) estudantes sejam atendidos e tenham seus direitos assegurados.
Portal l R4 – Seu Jornal Online Com Credibilidade e Imparcialidade.
R4/Com informações da PMCB.
Foto: Divulgação.