Com as mesmas regras para eleições para cargos políticos em geral, com proibição de boca de urna, de compra de votos, de derrame de santinho, entre outros ilícitos, o pleito para eleger os 10 conselheiros que atuarão no quadriênio 2024/2027, foi bastante tranquilo em Conceição da Barra neste domingo.
A votação aconteceu das 8h às 17h nesse primeiro dia de outubro. Portanto, o pleito aconteceu no Brasil inteiro para definição de novos conselheiros tutelares, pessoas da comunidade que se propõem a atuar na defesa e proteção dos direitos das crianças e e dos adolescentes.
Tão logo saiu o resultado, os 10 nomes dos conselheiros eleitos em Conceição da Barra começaram a ser divulgados , e são eles: Luiz Carlos Duarte (Sede: 258 votos), Marília S. Souza (Sede: 256 votos), Wverson Vasconcelos (Sede: 251 votos), Mirian Gusmão (Braço do Rio: 250 votos), Valdirene Martins (Sede:216 votos), Jocilande Santos (Cobraice: 207 votos), Emanuele Caulyt (Sede: 204 votos), Michele dos Santos (Sayonara: 200 votos), Ermita Pereira (Braço do Rio: 132 votos) e Maria Andressa ( Sayonara: 130 votos).
LEIA TAMBÉM: Igreja de Conceição da Barra será restaurada com recursos do Governo do Estado.
Os conselheiros recebem denúncias de situações de violência contra crianças e adolescentes, como negligência maus-tratos e exploração sexual.
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) acompanhou o processo eleitoral por meio das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente distribuídas em todas as cidades do Estado, atuando na fiscalização das eleições.
As eleições foram realizadas em todos os municípios brasileiros e organizada pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente.
LEIA TAMBÉM: Conceição da Barra é destaque no dia da Moqueca Capixaba comemorado pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo.