07/11/2024 - Atualizado há 27 dias.
A anquiloglossia é popularmente conhecida como língua presa, presente em cerca de 4% a 6% da população. A condição ocorre quando uma faixa de tecido que conecta o assoalho da boca à parte de baixo da língua, chamada de freio lingual, restringe os movimentos da língua para cima e para baixo e de um lado para o outro.
O diagnóstico deve ser dado desde a maternidade com a realização do TESTE DA LINGUINHA. Quanto mais precoce, melhor e mais adequado é o acompanhamento, garantindo que a criança desenvolva o seu potencial ao máximo. Exemplo do Thomas que realizou o procedimento e foi bem sucedido.
LEIA TAMBÉM: Atividade física durante o tratamento de câncer faz bem à saúde.
Ao longo da vida da criança a língua presa pode comprometer diversos aspectos, inicialmente com dificuldades na amamentação visto que a língua não consegue se movimentar da forma correta para ordenhar o leite, podendo afetar o ganho de peso e o conforto na hora de alimentar.
Para aqueles que optam por não realizar a correção da língua na fase inicial, comumente vemos problemas na mastigação, deglutição, atrasos na fala e até mesmo atraso no desenvolvimento motor
Por isso é importante o acompanhamento com um bom pediatra, para que, se necessário, o mesmo realize encaminhamento para o odontopediatra e/ou fonoaldiólogo e assim ter a melhor condução e evolução do seu filho.