09/05/2022 - Atualizado há 858 dias.
Não é recomendado o consumo de aipim cru, porque contém formas naturais de cianeto, que são tóxicas para ingestão. Ao se molhar e cozinhar a mandioca torna esses compostos inofensivos. Comer aipim cru ou preparada incorretamente pode causar efeitos colaterais graves.
Da Redação.
Sem dúvidas, você vai adorar essa receita de mandioca (aipim) assada bem crocante, mas deliciosas e saudável. O aipim é uma fonte rica e acessível de carboidratos. Pode ainda fornecer mais calorias por acre de safra do que as safras de grãos de cereais, o que o torna uma safra muito útil nos países em bom desenvolvimento.
Clique aqui e conheça nossa página no FACEBOOK, curta e compartilhe com seus amigos.
Diversas pessoas no mundo preparam e comem mandioca de várias maneiras em diferentes partes do mundo, sendo assar e ferver os métodos mais comuns. Já em alguns lugares, as pessoas fermentam a mandioca antes de usá-la. É fundamental descascar a mandioca e nunca comê-la crua. Ele contém níveis perigosos de cianeto, a menos que uma pessoa o cozinhe bem antes de comê-lo.
Mas antes da receita, vamos conhecer os incríveis benefícios de se consumir aipim. Diversos alimentos ricos em amido costumam ter má reputação, mas os carboidratos são a fonte de energia preferida e mais eficiente para o sistema nervoso central e de nossos músculos, a mandioca é um amido que fornece energia ao mesmo tempo que oferece vitaminas, antioxidantes e fibras insolúveis, tornando-se um carboidrato complexo e rico.
O consumo da raiz da mandioca não oferece o mesmo valor nutricional que outros tubérculos vegetais. O amido de tapioca está ganhando atenção como fonte de farinha sem glúten para fazer pães e outros produtos de panificação adequados para pessoas com intolerância ao glúten.
O aipim é uma fonte de amido resistente, que diversos cientistas sugerem que pode melhorar a saúde intestinal de uma pessoa, ajudando a nutrir bactérias intestinais benéficas. Esses amidos resistentes permanecem relativamente inalterados à medida que passam pelo trato digestivo.
Rica em fibra saudável para o intestino, apenas quatro gramas de fibra por xícara de mandioca em sua forma integral, a mandioca pode contribuir para a ingestão adequada de fibra alimentar, que está associada a um melhor controle de açúcar no sangue.
O aipim é uma excelente fonte de vitamina C, ótima para apoiar a saúde imunológica e também a produção natural de colágeno, sempre a ligação entre a vitamina C e a melhoria da saúde imunológica foi bem estabelecida e considerando que a mandioca contém uma quantidade significativa de ácido ascórbico, pode ajudá-lo facilmente a atender às suas necessidades diárias do organismo.
O aipim também oferece antioxidantes, incluindo compostos fenólicos anti-inflamatórios. Saiba que incluir muitas fontes diferentes de compostos fenólicos em sua alimentação é útil para fornecer uma variedade de antioxidantes que podem trabalhar juntos para apoiar processos de saúde relacionados à inflamação de curto e longo prazo.
Saiba que a vitamina A desempenha um papel crucial na saúde dos nossos olhos e novas variedades de mandioca são fortificadas com bastante carotenóides, e pró-vitamina A, que ajudam a aumentar a absorção da vitamina A. E claro que se você nunca comeu este delicioso vegetal de raiz antes, experimente experimentá-lo na cozinha ou procure por produtos assados e salgadinhos que contenham mandioca.
Esta é uma dica de receita muito simples que pode preparar como aperitivo ou acompanhamento para acompanhar a sua refeição favorita. Também é ótimo como aperitivo para qualquer reunião em sua casa.
A saborosa mandioca pode ser consumida, frita ou assada depois de cozida. Basta descascar a mandioca, cortá-la em algumas rodelas e fervê-la em água com sal. O próximo passo é untar uma forma com azeite, ou manteiga, e colocar o seu aipim cozido na forma, levar ao forno alto por cerca de 30 minutos com o dourador ligado.
Sempre olhe no vidro do forno como está a sua receita, quando perceber que a cor esta douradinha, está pronta. Lembrando que você já colocou sal para cozinhar a sua mandioca, mais caso preferir, coloco que mais um pouquinho depois de assada. Só se servir!
Mesmo em lugares onde a mandioca é uma parte bem conhecida da dieta, os relatórios identificaram vários perigos em comê-la e ingerir muito cianeto ativo, e vale ressaltar que além de conter cianeto natural, a mandioca também pode absorver poluentes da área em que é cultivada, que pode ser próxima a estradas e fábricas.
Leia Também:
- Maxixe é maravilhoso contra o colesterol e aumenta a imunidade, aprenda a consumir.
- Quiabo sem baba: maravilhoso, sequinho e crocante, com apenas uma dica.
- O abacate e suas vantagens na dieta.
- Prevenção é forma mais eficaz de combater a dengue.
Portal l R4 – Seu Jornal Online Com Credibilidade e Imparcialidade.
Foto: Divulgação.
R4/Com informações da Feliz Saúde.